Manual AGE

O projecto “Manual AGE” é uma iniciativa da Associação Médica de Gaia-Espinho (AGE) e tem como principal objetivo a reflexão sobre as melhores práticas na referenciação à consulta externa hospitalar.

Os sistemas de saúde são por natureza sistemas de elevada complexidade, em que o utente flui por todos os seus elementos. Normas de orientação clínica e ferramentas de apoio à decisão contribuem para a utilização inteligente dos recursos técnicos e humanos com evidentes ganhos de saúde e financeiros.

A iniciativa surgiu com o propósito de criar uma ferramenta de apoio à decisão clínica, melhorando a qualidade de referenciação e aproximando os cuidados de saúde primários dos outros níveis de cuidados, nomeadamente hospitalares.

Um projecto que permite uma reflexão contínua sobre os critérios de referenciação tem o poder de uniformizar as referenciações e definir “fronteiras” dos diferentes níveis de cuidados. No seu conjunto, permitirão melhorar o circuito do utente no interior do Serviço Nacional de Saúde e a utilização correcta dos diferentes cuidados de saúde.

Este projecto nasceu no cerne dos internos da direcção de internato de MGF “Santos Silva” e conta com a parceria dos ACES de Gaia e Espinho-Gaia. Este projecto cumpre objectivos formativos, ajudando a definir os limites da Medicina Geral e Familiar enquanto especialidade médica em constante evolução.